Modelo vivo é Zen? • Is figure drawing zen?

English here

Será que alguém posando nú para outras pessoas desenharem tem a ver com o zen? Ela parecem práticas antagônicas, os monges não devem mostrar nada do corpo com seus os trages austeros. Mas eu vejo muitos pontos de convergência.

Se você nunca foi numa sessão de modelo vivo, o que acontece é uma ou mais pessoas posando, tradicionalmente nua e outras pessoas desenhando. Os estilos de encontro podem ir dos mais tradicionais clássicos até mais inovadores, misturando performance, modelos de gênero não binário, poses com movimento e o que mais a criatividade permitir. As poses têm tempos variados, variando desde um minuto até períodos mais longos, no geral, 20 ou 30 minutos.

O primeiro ponto em comum entre o zen e modelo vivo é a plena atenção. Se você está desenhando um modelo na sua frente com um tempo limitado para isso, não dá para ficar “viajando”, é estar presente ou a pose acaba. E para quem posa, tem que se concentrar para não mexer, estar presente no seu próprio corpo. Essa semana participei de uma sessão com o modelo @desejonas que falou disso, que quando ele está na pose ele entra num estado meditativo, totalmente focado na sua postura.

É nesse momento presente, que observador e observado se encontram e nasce o desenho. E de quem é a autoria dele? No zen se fala do vazio das três rodas, quem doa, quem recebe e o que é ofertado são vazios, um não existe sem o outro, é esse co-surgir interdependente.

Outro aspecto em comum é ter um grupo que pratica junto, no budismo se diz Sanga. Desenhar junto mesmo que através da telinha do computador traz uma conexão entre quem participa. E fazer o que foi proposto junto, faz a distância ser superada e traz um calorzinho da conexão humana.

Eu já ia em alguns grupos esporadicamente antes da pandemia, mas desde o ano passado eu comecei a fazer parte do @nudesenhos, participei de uma sessão com o grupo argentino @la.jam.tematica e esse ano conheci e me encantei com a proposta do @riscoexperimental, que fizeram um festival em março com sessões e oficinas incríveis e no mês passado participei de uma sessão muito sensível com o coletivo @nuamodelovivo. Vale a pena olhar todos no instagram e pra quem se animar se juntar em alguma sessão aberta!

Modelos desenhados: Amanda Malaguti (imagens 5 e 7), Bruna Sassi (1), Érika Domingues (8), Jonas Araújo (2 e 3), Marcela Corrêa Muller (4) e Thango (6)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close