O mar, meu mestre zen • The sea, my zen master

English here

A praia e o mar, sempre os mesmos e sempre novos, me ensinando diariamente.

O mar foi o meu primeiro mestre zen. Me lembro de ainda criança andar na praia e observar as suas transformações. O mar da manhã é diferente do da tarde, o de ida é diferente do de volta na caminhada matinal. Aprendi sobre a impermanência e o momento presente.

Não é somente o mar, o céu, a natureza estão sempre nos mostrando que tudo se transforma e como cada instante é único. Comecei a escrever esse post na praia, mas vim para São Paulo e fiquei pensando como ter essa relação com a natureza aqui na cidade? Pode parecer difícil, mas se você prestar atenção, tem um pedaço de céu na janela, uma árvore no caminho. Observar o que está ao nosso redor nos ensina.

Eu estou num apartamento da onde posso ver o sol nascer. O céu fica laranja e aos poucos surge a bola dourada do sol, trazendo luz e calor para começar o dia, ou, se chove, surge uma fina camada cinza entre a cidade e o meu olhar.

“As montanhas caminham e vocês devem compreender o caminhar das montanhas”‘. Escreveu Mestre Dogen, fundador da Soto Zen, no Sutra sobre Montanhas e Rios. Num outro texto falou sobre como os seres não sencientes ensinam o Darma.

O líder indígena Ailton Krenak fala sobre as montanhas sagradas “Em algumas regiões dos Andes, você encontra lugares onde as montanhas formam casais. Tem mãe, pai, filho, tem uma família de montanhas que troca afetos, faz trocas. E as pessoas que vivem nesses vales fazem festas para essas montanhas, dão comida, dão presentes, ganham presentes das montanhas.”

Quando escuto os ensinamentos do Krenak, percebo esse respeito e essa relação de aprendizado com a natureza, que é o que eu vejo no Mestre Dogen e que eu sinto quando olho para o mar na praia ou para o céu na cidade. Que eles são nossos mestres e nossos parentes. Como honrar essa herança?

Se você gostou da proposta desse blog, considere fazer uma doação para mantê-lo vivo

6 thoughts on “O mar, meu mestre zen • The sea, my zen master

  1. Li sobre seu trabalho na newsletter do SFZC e vim conferir. Muito lindo, parabéns! Sou brasileiro e vivo em São Francisco. Frequentei o SFZC durante algum tempo, mas logo veio a pandemia e agora me contento com práticas online. Quem sabe nos conhecemos pessoalmente quando você retornar aos EUA? Grande abraço!

    Like

    1. Oi Gustavo!
      Sim, tomara que a gente se encontre por ai! Quando que vc começou a frequentar o ZC? Eu estava ai no ano de 2019, voltei para o Brasil em Janeiro do ano passado, e ai foi isso, acabei fui ficando por aqui.
      Abraços,
      Engetsu

      Like

Leave a comment