Mais sobre compaixão •More about compassion

English here

As.4 afirmações Tibetanas

Continuando o post da semana passada, sobre o treinamento em compaixão, hoje eu vou escrever sobre as 4 afirmações tibetanas. E a recomendação de Norman Fisher é que você leia elas, depois você leia de novo, depois escrevê-las e refletir sobre elas, então fazer um diário sobre suas reflexões e depois então trazê-las para a sua meditação e reservar um tempo para uma reflexão pessoal.

As 4 afirmações são:

  1. A raridade e preciosidade da vida humana
  2. A inevitabilidade absoluta da morte
  3. O poder incrível e inabalável das nossas ações
  4. A inescapabilidade do sofrimento

Eu escrevo essas 4 afirmações e quase sinto que não deveria dizer mais nada, apenas deixar a sua força repercutir. 

Para mim elas implicam um ponto de mudança em seja lá qual for a situação que eu estiver passando, que elas permitem uma nova perspectiva. Lembrar de como é sagrado ter uma vida humana. Que são os seres humanos que tem a capacidade de atingir a iluminação, então não devemos desperdiçar essa vida.

E todos nós vamos morrer, tudo o que nasce, morre. Então como que eu estou vivendo a minha vida sabendo disso? Às vezes, quando eu estou em dúvida entre uma coisa e outra eu gosto de trazer essa reflexão, se eu morresse amanhã, o que eu preferia ter feito hoje?

Aí vem a questão do poder das nossas ações, tudo o que fazemos está interconectado com tudo que existe, e o que fazemos não se apaga, então as nossas ações tem grande poder, como usá-lo?

E por último lembrar que o sofrimento vai acontecer nas nossas vidas, ninguém está imune a ele de uma maneira ou outra, seja uma doença, a perda de alguém, o fim de um relacionamento, enfim, o sofrimento faz parte da vida.

Para mim essas reflexões me fazem voltar e pensar sempre sobre o que é importante, qual a maneira que eu quero viver a minha vida. E nesse caso esse próprio blog é uma resposta para isso. Quantas vezes eu penso, quantas pessoas estão lendo isso? Será que a minha modesta contribuição está sendo benéfica? Para mim não é necessariamente fácil manter esse espaço, escrever, pensar como fazer ele visível. Mas quando eu penso nessas questões eu resignifico o meu próprio fazer. 

E no próximo sábado, dia 12 de junho vai acontecer o próximo Zencontros, com a Onryu Mary Stares. Nós vamos falar desse treinamento já que ela pratica com os slogans há mais de 20 anos e liderou o período de prática no SFZC. Entre no link abaixo para se inscrever, evento vai ser em inglês e quando eu subir no Youtube vou colocar legendas em português. Se você tiver questões que você gostaria de ver respondidas, escreva nos comentários!

Clique na imagem para se inscrever

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close